Páginas

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - CSJB

CANTO DE ENTRADA
VÓS SOIS O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA – 
A. Vigne
REFRÃO – Vós sois o Caminho, a Verdade e a Vida, O Pão da alegria descido do céu!
1 – Nós somos caminheiros que marcham para os céus. Jesus é o Caminho que nos conduz a Deus.
2 – Da noite da mentira, das trevas para a luz, busquemos a verdade, verdade é só Jesus.
3 – Pecar é não ter vida, pecar é não ter luz. Tem vida só quem segue os passos de Jesus.
4 – Jesus, Verdade e Vida, Caminho que conduz as almas peregrinas que marcham para a luz.
Salmo Responsorial Sl 147 (147b)
Sugestão para o Salmo – Cifra  –  Áudio
Refrão: Glorifica o Senhor, Jerusalém; e celebra o teu Deus, ó Sião!
1 – 12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! 13 Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou. (R)
2 – 14 A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. 15 Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. (R)
3 – 19 Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. 20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos. (R)
SEQUÊNCIA
(A fórmula breve está em negrito)
– Terra, exulta de alegria, louva teu pastor e guia com teus hinos, tua voz!
-Tanto possas, tanto ouses, em louvá-lo não repouses: sempre excede do teu louvor!
-Hoje a Igreja te convida: ao pão vivo que dá vida vem com ela celebrar!
-Este pão, que o mundo o creia! por Jesus, na santa ceia, foi entregue aos que escolheu.
-Nosso júbilo cantemos, nosso amor manifestemos, pois transborda o coração!
-Quão solene a festa, o dia, que da Santa Eucaristia nos recorda a instituição!
-Novo Rei e nova mesa, nova Páscoa e realeza, foi-se a Páscoa dos judeus.
-Era sombra o antigo povo, o que é velho cede ao novo; foge a noite, chega a luz.
-O que o Cristo fez na ceia, manda à Igreja que o rodeia, repeti-lo até voltar.
-Seu preceito conhecemos: pão e vinho consagremos para nossa salvação.
-Faz-se carne o pão de trigo, faz-se sangue o vinho amigo: deve-o crer todo cristão.
-Se não vês nem compreendes, gosto e vista tu transcendes, elevado pela fé.
-Pão e vinho, eis o que vemos; mas ao Cristo é que nós temos em tão ínfimos sinais…
-Alimento verdadeiro, permanece o Cristo inteiro quer no vinho, quer no pão.
-É por todos recebido, não em parte ou dividido, pois inteiro é que se dá!
-Um ou mil comungam dele, tanto este quanto aquele: multiplica-se o Senhor.
-Dá-se ao bom como ao perverso, mas o efeito é bem diverso: vida e morte traz em si…
-Pensa bem: igual comida, se ao que é bom enche de vida, traz a morte para o mau.
-Eis a hóstia dividida. Quem hesita, quem duvida? Como é toda o autor da vida, a partícula também.
-Jesus não é atingido: o sinal é que é partido, mas não é diminuído, nem se muda o que contém.
-Eis o pão que os anjos comem transformado em pão do homem; só os filhos o consomem: não será lançado aos cães!
-Em sinais prefigurado, por Abraão foi imolado, no cordeiro aos pais foi dado, no deserto foi maná…
-Bom pastor, pão de verdade, piedade, ó Jesus, piedade, conservai-nos na unidade, extingui nossa orfandade, transportai-nos para o Pai!
-Aos mortais dando comida, dais também o pão da vida; que a família assim nutrida seja um dia reunida aos convivas lá no céu!
CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Aleluia vós povos todos – 
Frei Fabreti
Cifra      Áudio     Partitura 
Refrão – Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Aleluia! Aleluia! (bis)
Vós povos todos da terra,
Aleluia! Aleluia!
Vinde, cantai ao Senhor:
Aleluia! Aleluia! 
CANTO DO OFERTÓRIO
Senhor vos ofertamos – Pe. Joaquim Ximenes Coutinho
1 – Senhor, vos ofertamos, em súplice oração, o cálice com vinho, e na patena o pão. O cálice com vinho, e na patena o pão.
2 – O pão vai converter-se na Carne de Jesus. E o vinho será o Sangue, que derramou na cruz. E o vinho será o Sangue, que derramou na cruz.
3 – Senhor, vos damos tudo: nosso pesar e gozo, nossa alegria e dores, trabalhos e repouso. Nossa alegria e dores, trabalhos e repouso.
4 – A voz do sacerdote – que é a nossa voz – vos dá a Hóstia viva, que somos todos nós. Vos dá a Hóstia viva, que somos todos nós.
CANTO DA COMUNHÃO 
Pão dos Anjos – Anjos de Resgate
1 – Tão simples assim tão fácil assim
Aceite e prove dessa graça
O pão sustenta o homem
Jesus sustenta a alma
Milagre assim não há quem faça
Corpo que era pão
Sangue que era vinho
Pra eternidade é o caminho.
Eis o pão que os anjos comem
Transformado em pão do homem
Só os filhos o consomem
Pão pra alma que tem fome
Aos mortais dando comida dais também o pão da vida
Que a família assim nutrida seja um dia reunida lá no céu.
2 – Trigo esmagado Cristo imolado
Ambos vão tornar-se pão
Um que perece
Outro que permanece
Para a nossa salvação
Ó Senhor da unidade
Tirai de nós a orfandade.
CANTO DA COMUNHÃO – II
Vejam – J. Thomaz Filho, Frei Fabreti
1- Vejam, eu andei pelas vilas, apontei as saídas como o Pai me pediu. Portas, eu cheguei para abri-las. Eu curei as feridas como nunca se viu.
Refrão: Por onde formos também nós, que brilhe a tua luz! Fala, Senhor, na nossa voz, em nossa vida. Nosso caminho então conduz. Queremos ser assim! Que o pão da vida nos revigore no nosso “SIM”!
2- Vejam, fiz de novo a leitura das raízes da vida, que meu Pai vê melhor. Luzes, acendi com brandura, para a ovelha perdida não medi meu suor. (R)
3- Vejam, procurei bem aqueles que ninguém procurava e falei de meu Pai. Pobres, a esperança que é deles, eu não quis ver escrava de um poder que retrai. (R)
4- Vejam, procurei ser bem claro: o meu Reino é diverso, não precisa de rei! Tronos, outro jeito mais raro de juntar o disperso, o meu Pai tem por lei. (R)
5- Vejam, do meu Pai a vontade eu cumpri passo a passo. Foi pra isso que eu vim. Dores, enfrentei a maldade, mesmo frente ao fracasso eu mantive o meu “SIM”!
6- Vejam, fui além das fronteiras, espalhei boa-nova: todos filhos de Deus! Vida, não se deixe nas beiras quem quiser maior prova: venha ser um dos meus! (R)
(De acordo com as necessidades outros cantos podem ser escolhidos pelo grupo de cantores)
CANTO FINAL
Tomado Pela Mão – Agnus Dei
1 – Tomado pela mão com Jesus eu vou
sigo-o como ovelha que encontrou o pastor
tomado pela mão, com Jesus eu aonde for. (bis)
2 – Se Jesus me diz amigo deixa tudo e vem comigo
onde tudo é mais formoso e feliz
Se Jesus me diz amigo deixa tudo e vem comigo
eu, minha mão porei na sua e irei com ele
3 – Eu te levarei amigo a um lugar comigo
Onde o sol e as estrelas brilham mais
eu te levarei amigo a um lugar comigo
onde tudo é mais formoso e feliz.