Páginas

Ano A - Quarta Feira de Cinzas Petrópolis

Canto de entrada
Senhor, Eis Aqui o Teu Povo –
 CNBB
Senhor, eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão
É grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração.
Sabendo que acolheste Zaqueu, o cobrador,
E assim lhe devolveste tua paz e teu amor,
Também, nos colocamos ao lado dos que vão
Buscar no teu altar a graça do perdão.
Revendo em madalena a nossa própria fé,
Chorando nossas penas diante dos teus pés
Também, nós desejamos o nosso amor te dar
Porque só muito amor nos pode libertar.
Motivos temos nós de sempre confiar,
De erguer a nossa voz, de não desesperar,
Olhando aquele gesto que o bom ladrão salvou,
Não foi, também, por nós, teu sangue que jorrou?
SALMO RESPONSORIAL Sl 50 (51)
SUGESTÃO PARA O SALMO – ÁUDIO – CIFRA
Refrão – Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão
de vosso amor, purificai-me! 4 Lavai-me todo inteiro
do pecado, e apagai completamente a minha culpa! (R)
5 Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado
está sempre à minha frente. 6a Foi contra vós, só contra
vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos! (R)
12 Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de
novo um espírito decidido. 13 Ó Senhor, não me afasteis
de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! (R)
14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me
com espírito generoso! 17 Abri meus lábios, ó Senhor,
para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor! (R)
Canto de Aclamação ao Evangelho
Louvor e glória a Ti, Senhor – Ir. Mirian T. Kolling
Refrão – Louvor e glória a Ti, Senhor. Cristo, palavra de
Deus! Cristo, palavra de Deus!
O homem não vive somente de pão, mas de toda
palavra da boca de Deus!(R)
CANTO DE IMPOSIÇÃO DAS CINZAS
Eis o tempo de conversão –
 Pe. José Weber
Cifras      Áudio      Partitura
Refrão – Eis o tempo de conversão
Eis o dia da salvação
Ao pai voltemos, juntos andemos.
Eis o tempo de conversão!
1 – Os caminhos do Senhor
São verdade, são amor:
Dirigi os passos meus:
Em vós espero, ó Senhor!
Ele guia ao bom caminho
Quem errou e quer voltar
Ele é bom, fiel e justo
Ele busca e vem salvar (R)
2 – Viverei com o senhor
Ele é meu sustento.
Eu confio, mesmo quando
Minha dor não mais aguento
Tem valor aos olhos seus
Meu sofrer e meu morrer
Libertai o vosso servo
E fazei-o reviver!  (R)
3 – A palavra do Senhor
É a luz do meu caminho
Ela é vida, é alegria
Vou guardá-la com carinho
Sua lei, seu mandamento
É viver a caridade
Caminhemos todos juntos
Construindo a unidade! (R)
(De acordo com a necessidade, outros cantos podem ser escolhidos para este momento de imposição das cinzas.)
CANTO DO OFERTÓRIO
Sê Bendito Senhor – Campanha da Fraternidade
Cifras       Áudio      Partitura
1 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos frutos das nossas jornadas!
Repartidos na mesa do Reino, anunciam a paz desejada!  (R)
Refrão – Senhor da vida, tu és a nossa salvação!
Ao prepararmos a tua mesa, em ti buscamos ressurreição!
2 – Sê bendito, Senhor, para sempre pelos mares, os rios e as fontes!
Nos recordam a tua justiça, que nos leva a um novo horizonte! (R)
Canto de Comunhão
Eu Vim Para Que Todos Tenham Vida
 – CNBB
Refrão: eu vim para que todos tenha vida,
Que todos tenham vida plenamente.
1 – Reconstrói a tua vida em comunhão com teu senhor;
Reconstrói a tua vida em comunhão com teu irmão:
Onde está o teu irmão, eu estou presente nele. (R)
2 – “eu passei fazendo o bem, eu curei todos os males” (Mc 7,37);
Hoje és minha presença junto a todo sofredor:
Onde sofre o teu irmão, eu estou sofrendo nele. (R)
3 – “entreguei a minha vida pela salvação de todos” (Jo 10,18);
Reconstrói, protege a vida de indefesos e inocentes:
Onde morre o teu irmão, eu estou morrendo nele. (R)
4 – “vim buscar e vim salvar o que estava já perdido” (Lc 19,10);
Busca, salva e reconduze a quem perdeu toda a esperança:
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. (R)
5 – “este pão, meu corpo e vida para a salvação do mundo” (Jo 6,51);
É presença e alimento nesta santa comunhão:
Onde está o teu irmão, eu estou, também, com ele. (R)
6 – “salvará a sua vida quem a perde, quem a doa” (Jo 12,25);
“eu não deixo perecer nenhum daqueles que são meus” (Jo 18,9);
Onde salvas teu irmão, tu me estás salvando nele. (R)
7 – “da ovelha desgarrada eu me fiz o bom pastor” (Jo 10,11);
Reconduze, acolhe e guia a que de mim se extraviou:
Onde acolhes teu irmão, tu me acolhes, também, nele. (R)
Canto Final
Vitória 
– David Julien
Refrão – Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!
Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!
1 – Brilhando sobre o mundo,
Que vive sem tua luz
Tu és um sol fecundo
De amor e de paz, ó cruz! (R)
2 – Aumenta a confiança
Do pobre e do pecador
Confirma nossa esperança
Na marcha para o senhor. (R)
3 – À sombra dos teus braços
A Igreja viverá
Por ti no eterno abraço
O Pai nos acolherá. (R)
Fonte: Diocese de Petrópolis